PROJETOS
- All Posts
- Projetos
Acolher, acompanhar, capacitar e direcionar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e dar continuidade ao aperfeiçoamento do programa de medida socioeducativa em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço a Comunidade) no município de Seropédica, conforme proclama o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei do SINASE. Projeto aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente da prefeitura de Seropédica RJ.
Levamos para as escolas, uma equipe multidisciplinar com Neuro psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Neurologista, com o objetivo de Identificar e laudar crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, proveniente de Transtornos e Síndromes como Espectro Autista, TDAH, Discalculia, Disgrafia, Dislexia e outros, fazendo a integração da escola com o CAPS e Programas assistenciais do INSS. Projeto aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente da prefeitura de Seropédica RJ.
Parceria com a creche REBRAL no apoio ao desenvolvimento infantil, através da oferta de 160 vagas para crianças de 3 a 4 anos em tempo integral em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio.
Desenvolvimento Agroambiental Sustentável Concepção, organização e operação do evento entre 29 de julho e 2 de agosto, com sede no Rio de Janeiro, concentrando alguns dos principais nomes em desenvolvimento sustentável, pesquisa científica e inovação. A temática abrange, desde segurança alimentar, questão que ameaça 30% da população mundial, a mudanças climáticas, passando por sustentabilidade agroalimentar, inovações nos negócios e políticas agro socioambientais. No programa, mais de 50 palestras, dez delas internacionais ao longo de cinco dias no Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca. www.riomaisagro.com.br
Suporte técnico e operacional na elaboração da Agenda Estratégica de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, incluindo análise institucional e proposição de estrutura de processos e projetos para acelerar o desenvolvimento econômico do estado, junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS).
Estudo de viabilidade técnica, econômica, jurídica e socioambiental envolvendo a análise da implantação de uma indústria de fertilizantes.
Desenvolvimento do plano estadual para tornar o estado do Paraná neutro em emissões de gases de efeito estufa até 2050. O projeto abrange capacitação em elaboração de inventários, modelagem de cenários e proposição de medidas de neutralização de emissões.
Desenvolvimento de estudos técnicos para revisão e atualização do Plano Estratégico de Logística e Carga do Estado do Rio de Janeiro (PELC/RJ 2045), em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro (SETRAM). O escopo abrange a atualização da rede logística, desenvolvimento de sistemas computacionais, revisão de cenários econômicos e projeção de demanda, entre outras atividades.
Desenvolvido para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o CPDOC – ALERJ visa preservar e organizar o acervo documental histórico da instituição, facilitando o acesso público e acadêmico a documentos legislativos. O objetivo principal do projeto é promover a transparência, accountability e fomentar estudos sobre a história legislativa do estado, fortalecendo a democracia. A criação do CPDOC-ALERJ envolve a implantação de uma plataforma digital avançada que permitirá o acesso remoto a um vasto banco de dados legislativos. Tecnologias avançadas para gestão eletrônica de documentos (GED) e tais como Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) são utilizadas para facilitar a pesquisa e o manuseio dos documentos digitalizados. A proteção de dados pessoais e a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) são rigorosamente observadas, garantindo a segurança e privacidade dos usuários.
No âmbito do FMA, e em parceria com diversas entidades, a FSFA está estabelecendo uma linha de base de carbono orgânico no solo. O projeto “Carbono no solo no estado do Rio de Janeiro: alternativa para uma trajetória sustentável” visa criar uma estratégia de geração de créditos de carbono no solo, promovendo práticas agrícolas sustentáveis que aumentem a capacidade de retenção de água e a infiltração no solo, contribuindo para uma agricultura regenerativa.
A FSFA é um dos gestores operacionais do Fundo da Mata Atlântica, um mecanismo essencial para a conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro. Na qualidade de gestora, a FSFA é responsável pela administração e aplicação dos recursos na execução de projetos. Este trabalho envolve o controle dos aportes de acordo com os instrumentos que compõem o FMA, tais como as carteiras de compensação ambiental, restauração florestal, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), doações e outras fontes. As atividades resultam em benefícios significativos, incluindo a ampliação de investimentos socioambientais, mitigação de impactos de empreendimentos e o cumprimento de obrigações legais. Desde setembro de 2022, o FMA/RJ, por meio da Câmara de Compensação Ambiental (CCA), aprovou a destinação de aproximadamente R$ 200 milhões para a gestão operacional da FSFA, garantindo a implementação de 21 projetos, por meio de 36 objetos de contratação. Com isso, foram contempladas 43 Unidades de Conservação localizadas nas oito regiões do estado, com maior concentração na Região Metropolitana.